IPVA ATRASADO: Quais as consequências e o que fazer?

Muitas pessoas podem acabar ficando com o IPVA atrasado por não planejaram corretamente suas finanças ou por perderem o prazo de pagamento. Quando isso ocorre, alguns problemas surgem e então é preciso saber o que fazer. Se você está com o IPVA atrasado, acompanhe nosso post de hoje!



1

IPVA ATRASADO

O pagamento do IPVA 2017 está se aproximando e é muito importante que você comece a se planejar desde já. Atrasar o pagamento desse imposto pode acarretar em problemas.

Quais são as consequências do não pagamento do IPVA?

Quando o proprietário deixa de pagar o IPVA na primeira data estabelecida, ele perde os descontos que são concedidos para pagamentos à vista, mas esse não é a única consequência.

Sem o pagamento do IPVA, o proprietário fica impossibilitado de tirar um novo licenciamento de seu veículo. Consequentemente, sem esse licenciamento, o condutor pode acabar sendo multado, ter seu veículo apreendido e precisar pagar taxa para removê-lo do pátio, perder pontos na sua CNH e, naturalmente, pagar multa de todos os valores devidos.

2

Existe uma consequência ainda mais grave. Caso você se envolva em algum acidente com vítimas, você deverá se responsabilizar por todas as indenizações dos valores correspondentes.

A melhor coisa é manter suas contas sempre em dia.

Quem é obrigado a pagar esse imposto?

Todos os proprietários de veículos automotores no território brasileiro são obrigados a pagar o IPVA.

Ficam isentos desse pagamento todos os veículos de entidades beneficentes devidamente registradas, os veículos de aluguel, os veículos de portadores de deficiências físicas, os veículos oficiais e os veículos que possuem mais de 20 anos desde a data de sua fabricação.

O que fazer caso o IPVA esteja atrasado?

Se você está com o IPVA atrasado, precisa se programar para regularizar essa pendência o mais breve possível, evitando todas as consequências ruins causadas pelo não pagamento desse imposto.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar todas as pendências do seu veículo. Basta fazer uma consulta simples. Na maioria dos casos, você precisará apenas das informações da placa ou do número do RENAVAM do seu veículo.

3

Em seguida, você deve verificar no site se existe a possibilidade de emissão de uma nova guia de pagamento. Os sites de quase todos os DETRANs já contam com esse recurso.

Depois que você emitir o novo documento, com novo valor e nova data para pagamento, basta quitar a dívida no prazo estabelecido para não ter novos problemas.

Na maioria dos casos, você pode pagar o IPVA do seu veículo acessando seu Internet Banking e digitando o número do RENAVAM do mesmo. Se preferir, pode imprimir o boleto e pagar presencialmente em qualquer unidade bancária.

Se não for possível emitir uma nova guia através do site do DETRAN, será necessário que você procure a Secretaria da Fazenda do seu estado ou dirija-se a uma unidade do DETRAN para gerar um novo boleto.

Não se esqueça: deixar o IPVA atrasado pode trazer graves consequências a você. Mantenha suas obrigações em dia!

Fonte: http://ipva2017.com.br/

O que achou? Qual sua Avaliação? Comente!